Autores

AUTORES:

ÓSCAR JEREZ GARCÍA (1), MANUEL ANTONIO SERRANO DE LA CRUZ SANTOS-OLMO (1), Mª ÁNGELES RODRÍGUEZ DOMENECH (1), GEMA SÁNCHEZ EMETERIO (1), ESTELA ESCOBAR LAHOZ (1), ESTHER NIETO MORENO DE DIEZMAS (1), SÉRGIO CLAUDINO LOUREIRO NUNES (2) y SOFIA ISABEL MONTEIRO PEREIRA (2).
(1) Departamento de Geografía y Ordenación del Territorio, Universidad de Castilla-La Mancha (España). (2) Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa (Portugal).

¿Cómo utilizar este blog?

Bienvenid@.
Acabas de acceder a un blog didáctico de Geografía compuesto por pequeñas entradas que ofrecen acceso e información a numerosos recursos educativos. Utiliza las diferentes páginas o etiquetas para navegar o buscar los recursos que más te interesen.

## Recursos cartográficos ##



           
         Dos mapas tradicionais publicados em papel à cartografía digital, ou aos mapas gerados atualmente quase de forma instantânea por computador, a cartografía converteu-se, hoje mais do que nunca, numa fonte quase inesgotável de recursos. A sua rápida renovação, como consequência dos últimos avanços tecnológicos e científicos, influencia de uma maneira determinante a geração de novos exemplos e a publicação de novos resultados espaciais de marcado interesse geral.


            A integração dos recursos cartográficos na proposta de recompilação de recursos didáticos inclui, deste modo, o acesso a um amplo conjunto de mapas, que não somente os necessários para suportar uma ampla conceção espacial formativa, mas também para construir una conceção bem definida do mundo pessoal. É importante, por isso, considerar o conjunto de regras, normas, códigos, tipologías e usos que são necessários para a elaboração de um mapa. Para alcançar estes objetivos preliminares, considerou-se prioritário trabalhar com conceitos (como o de latitude, longitude, projeção cartográfica, legenda ou escala, entre outros), assim como relacionar-se com diferentes conceções da cartografía, entre as que destacam a aproximação aos mapas como fontes de informação e consulta através de diferentes ferramentas institucionais de fácil acesso. 


            Os recursos cartográficos consolidam-se, deste modo, como uma das principais ferramentas para a educação e o desempenho das atividades profissionais em Geografía. Esta é a razão pela qual se optou inicialmente por incorporar neste repositório um conjunto de recursos cartográficos organizados com base em três premissas: oferecer um rápido acesso a recursos que facilitem a aproximação e compreensão de conceitos básicos em cartografía (com recursos didáticos do Instituto Geográfico Nacional -IGN-, por exemplo); facilitar a consulta de visores cartográficos gerais (como a Infraestrutura de Datos Espaciais de Espanha ou Iberpix do IGN) ou temáticos (do IGN ou do Instituto Geológico e Mineiro de Espanha-IGME-) e recompilar uma seleção de atlas de diferente procedência e conteúdo, a partir dos quais se pode aceder a mapas mundiais, regionais ou locais. A informação de todos eles resulta do interesse tanto desde o ponto de vista del técnico da realização e elaboração dos mesmos, como da interpretação e compreesão dos seus conteúdos geográficos específicos. 

RECURSOS



No hay comentarios:

Publicar un comentario