Autores

AUTORES:

ÓSCAR JEREZ GARCÍA (1), MANUEL ANTONIO SERRANO DE LA CRUZ SANTOS-OLMO (1), Mª ÁNGELES RODRÍGUEZ DOMENECH (1), GEMA SÁNCHEZ EMETERIO (1), ESTELA ESCOBAR LAHOZ (1), ESTHER NIETO MORENO DE DIEZMAS (1), SÉRGIO CLAUDINO LOUREIRO NUNES (2) y SOFIA ISABEL MONTEIRO PEREIRA (2).
(1) Departamento de Geografía y Ordenación del Territorio, Universidad de Castilla-La Mancha (España). (2) Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa (Portugal).

¿Cómo utilizar este blog?

Bienvenid@.
Acabas de acceder a un blog didáctico de Geografía compuesto por pequeñas entradas que ofrecen acceso e información a numerosos recursos educativos. Utiliza las diferentes páginas o etiquetas para navegar o buscar los recursos que más te interesen.

## Recursos didáticos ##



     
      A seleção dos recursos didáticos responde a diversos objetivos que vão para além da aprendizagem da sua criação e uso: em primero lugar, quere-se potenciar a aprendizagem autónoma dos alunos mediante a seleção de ferramentas mais atrativas para uma aprendizagem, em que se combinem também aprendizagens procedimentais e competenciais. Esta orientação é a base do caráter innovador do projecto apresentado (González, 2008). Junto à mesma, pretende-se favorecer os profesores na sua capacidade de planificação e programação docente, selecionando aqueles recursos de didática da Geografia mais adequados para a sua atividade docente. Tal permite-nos potenciar a reflexão sobre o seu própio papel como mediador no proceso de ensino-aprendizagem (Marquès, 2011), onde o docente tem de fomentar a construção do conhecimento, incentivar uma atitude crítica e reflexiva, assim como promover uma aprendizagem que insista numa maior autonomia do aluno. 


Na secção de recursos didáticos pretende-se proporcionar um apoio aos professores e, neste caso, aos alunos, para encontrar e empregar na sua atividade materiais e recursos didáticos disponíveis na Web. O própio processo de uso da ferramenta, em si, permite fomentar as habilidades de acesso e gestão de ferramentas TIC. A necessidade de incorporar fontes e recursos fiáveis e de qualidade para completar a tarefa de pesquisa favorece a capacidade de gestão da informação, assim como o desenvolvimento de habilidades de investigação, ao incentivar o pensamento e análise crítica. Por isso, esta secção centra-se em permitir o acesso, de uma maneira rápida e clara, a jogos didáticos, atividades e otros recursos e experiências educativas, que permitem tornar mais fácil o trabalho na aula. 


Estes recursos foram desenhados como um complemento dos manuais, oferecendo exemplos onde o profesor pode encontrar, de forma combinada, informação geográfica que normalmente aparece dispersa em fontes distintas. Deu-se prioridade à linguagem das imagens (mapas, fotografias aéreas e fotos), mas estas complementam-se com um breve texto explicativo. Também se recompilaram experiências didáticas de interesse para o ensino da Geografía.

No hay comentarios:

Publicar un comentario