Autores

AUTORES:

ÓSCAR JEREZ GARCÍA (1), MANUEL ANTONIO SERRANO DE LA CRUZ SANTOS-OLMO (1), Mª ÁNGELES RODRÍGUEZ DOMENECH (1), GEMA SÁNCHEZ EMETERIO (1), ESTELA ESCOBAR LAHOZ (1), ESTHER NIETO MORENO DE DIEZMAS (1), SÉRGIO CLAUDINO LOUREIRO NUNES (2) y SOFIA ISABEL MONTEIRO PEREIRA (2).
(1) Departamento de Geografía y Ordenación del Territorio, Universidad de Castilla-La Mancha (España). (2) Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa (Portugal).

¿Cómo utilizar este blog?

Bienvenid@.
Acabas de acceder a un blog didáctico de Geografía compuesto por pequeñas entradas que ofrecen acceso e información a numerosos recursos educativos. Utiliza las diferentes páginas o etiquetas para navegar o buscar los recursos que más te interesen.

## Recursos audiovisuais ##



O uso do cinema com fins educativos é uma metodología bastante eficaz, já que apresenta um alto grau de motivação e interesse para os alunos de qualquer etapa educativa. Dedicar diversas sessões na aula para criar ambientes cinematográficos didáticos faz com que os estudantes aprendam valores e fomentem a iniciativa pessoal, uma vez que aprenderão conteúdos de diversas áreas de uma forma mais dinâmica. Mediante recursos didáticos audiovisuais, tais como as películas a projetar como as fichas posteriores, debates ou video forum, o docente pode conseguir que o aluno veja a importância do cinema e dos recursos documentais na escola e como cada película tem um argumento diferente e uns valores novos a ensinar. O nosso postura é a de criar análises coletivas sobre diferentes películas, algumas de animação, e recursos documentais que se fundamentem não só na própia visualização se não sobre tudo no desenvolvimento de um cine forum ou vídeo forum posterior em que se desenvolvam diferentes conteúdos concetuais, procedimentais e atitudinais. Todo o cine forum requer um público (neste caso, escolar ou universitário), uma preparação (que se pretende? com que meios se conta? que película se elege? como será a preparação?...), um diretor ou moderador qualificado e que conheça o tema, uma apresentação com ambientação geográfica, social e ambiental que centre a película no seu contexto histórico, social, político, cultural…e posto que disfruta a história do cinema, género, escola…, uma ambientação artística que daria conta da ficha da película, uma projeção e, finalmente, um debate que constitui centro do cine forum. Como recurso didático, as películas e documentos, cuja ficha sintética se apresenta no presente blog de recursos didáticos, se pode utilizar para:


       -   Suscitar emoções nos discentes.

       -   Facilitar o diálogo sobre valores sociais.

       -   Desenhar atividades no âmbito escolar.

       -   Desenvolver o vocabulário, tanto castelhano como inglês e português.

       -   Promover interações entre os estudantes mediante chuvas de ideias e debates.

       -  Aprender valores cívicos.


O blog é uma ferramenta, un repositório de recursos didáticos e, portanto, uma plataforma a partir da qual desenhar a nossa intervenção na aula. Para isso temos selecionado uma série de películas e documentos com uma clara intencionalidade educativa. Nesta seleção, referimos filmes películas como: Rango, O lince perdido (ambas de animação), O homem que plantava árvores, A língua das mariposas, etc., e documentos como: Uma verdade incómoda, Earth, A história das cosas, etc. Uma vez selecionados os filmes, propomos planificar a partir delas uma série de actividades de ensino-aprendizagem materializadas numas fichas didáticas que temos desenhado e que iremos publicando no blog.

No hay comentarios:

Publicar un comentario