O
uso do cinema com fins educativos é uma metodología bastante eficaz, já que apresenta
um alto grau de motivação e interesse para os alunos de qualquer etapa
educativa. Dedicar diversas sessões na aula para criar ambientes cinematográficos
didáticos faz com que os estudantes aprendam valores e fomentem a iniciativa pessoal,
uma vez que aprenderão conteúdos de diversas áreas de uma forma mais dinâmica.
Mediante recursos didáticos audiovisuais, tais como as películas a projetar
como as fichas posteriores, debates ou video forum, o docente pode conseguir
que o aluno veja a importância do cinema e dos recursos documentais na escola e
como cada película tem um argumento diferente e uns valores novos a ensinar. O
nosso postura é a de criar análises coletivas sobre diferentes películas, algumas
de animação, e recursos documentais que se fundamentem não só na própia
visualização se não sobre tudo no desenvolvimento de um cine forum ou vídeo forum
posterior em que se desenvolvam diferentes conteúdos concetuais, procedimentais
e atitudinais. Todo o cine forum requer um público (neste caso, escolar ou
universitário), uma preparação (que se pretende? com que meios se conta? que
película se elege? como será a preparação?...), um diretor ou moderador qualificado
e que conheça o tema, uma apresentação com ambientação geográfica, social e
ambiental que centre a película no seu contexto histórico, social, político,
cultural…e posto que disfruta a história do cinema, género, escola…, uma
ambientação artística que daria conta da ficha da película, uma projeção e,
finalmente, um debate que constitui centro do cine forum. Como recurso didático,
as películas e documentos, cuja ficha sintética se apresenta no presente blog
de recursos didáticos, se pode utilizar para:
-
Suscitar emoções nos discentes.
- Facilitar o diálogo sobre valores sociais.
-
Desenhar atividades no âmbito escolar.
-
Desenvolver o vocabulário, tanto castelhano
como inglês e português.
-
Promover interações entre os estudantes
mediante chuvas de ideias e debates.
- Aprender valores cívicos.
O
blog é uma ferramenta, un repositório de recursos didáticos e, portanto, uma
plataforma a partir da qual desenhar a nossa intervenção na aula. Para isso
temos selecionado uma série de películas e documentos com uma clara
intencionalidade educativa. Nesta seleção, referimos filmes películas como: Rango, O lince perdido (ambas de animação),
O homem que plantava árvores, A língua das mariposas, etc., e documentos
como: Uma verdade incómoda, Earth, A história
das cosas, etc. Uma vez selecionados os filmes, propomos planificar a
partir delas uma série de actividades de ensino-aprendizagem materializadas numas
fichas didáticas que temos desenhado e que iremos publicando no blog.
No hay comentarios:
Publicar un comentario