A
seleção dos recursos didáticos responde a diversos objetivos que vão para além
da aprendizagem da sua criação e uso: em primero lugar, quere-se potenciar a aprendizagem
autónoma dos alunos mediante a seleção de ferramentas mais atrativas para uma aprendizagem,
em que se combinem também aprendizagens procedimentais e competenciais. Esta
orientação é a base do caráter innovador do projecto apresentado (González,
2008). Junto à mesma, pretende-se favorecer os profesores na sua capacidade de
planificação e programação docente, selecionando aqueles recursos de didática da
Geografia mais adequados para a sua atividade docente. Tal permite-nos potenciar
a reflexão sobre o seu própio papel como mediador no proceso de ensino-aprendizagem
(Marquès, 2011), onde o docente tem de fomentar a construção do conhecimento,
incentivar uma atitude crítica e reflexiva, assim como promover uma aprendizagem
que insista numa maior autonomia do aluno.
Na secção de recursos didáticos
pretende-se proporcionar um apoio aos professores e, neste caso, aos alunos,
para encontrar e empregar na sua atividade materiais e recursos didáticos
disponíveis na Web. O própio processo de uso da ferramenta, em si, permite
fomentar as habilidades de acesso e gestão de ferramentas TIC. A necessidade de
incorporar fontes e recursos fiáveis e de qualidade para completar a tarefa de pesquisa
favorece a capacidade de gestão da informação, assim como o desenvolvimento de
habilidades de investigação, ao incentivar o pensamento e análise crítica. Por
isso, esta secção centra-se em permitir o acesso, de uma maneira rápida e clara,
a jogos didáticos, atividades e otros recursos e experiências educativas, que
permitem tornar mais fácil o trabalho na aula.
Estes recursos foram desenhados
como um complemento dos manuais, oferecendo exemplos onde o profesor pode
encontrar, de forma combinada, informação geográfica que normalmente aparece
dispersa em fontes distintas. Deu-se prioridade à linguagem das imagens (mapas,
fotografias aéreas e fotos), mas estas complementam-se com um breve texto
explicativo. Também se recompilaram experiências didáticas de interesse para o ensino
da Geografía.
No hay comentarios:
Publicar un comentario